Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Orientação para o Cuidador de Idosos com musicoterapia para saúde emocional

Introdução

1.   Introdução 
O cuidador de idosos
O treinamento de pessoas para o cuidado faz-se necessário, face à situação de desamparo em que se encontram os idosos, no sentido de facilitar o atendimento imediato às suas necessidades básicas quando doentes fragilizados.
Tendo em vista o aumento progressivo da população idosa, o resgate do papel dos "cuidadores" é uma questão a ser pensada. Entretanto, em razão da complexidade cada vez maior na organização das sociedades, enfatiza-se a necessidade de preparo e aprendizado específicos para exercer o papel de "cuidador".
Para cuidar de idosos, espera-se que haja alguém capaz de desenvolver ações de ajuda naquilo que estes não podem mais fazer por si só; essa pessoa assume a responsabilidade de dar apoio e ajuda para satisfazer às suas necessidades, visando a melhoria da condição de vida.
Não se pode esquecer que, em muitas situações, o "cuidador" nem sempre é um ente da família, e que introduzir pessoas externas ao contexto familiar implica em reconhecer valores de respeito e discrição, para não interferir na dinâmica familiar.
 A musicoterapia é um recurso para ajudar tanto o cuidador , quanto o idoso, divertindo curando e libertando o emocional . Esta é uma terapia alternativa.
Berenice Domiciano. Psicopedagoga e Musicoterapeuta Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário