Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A musicoterapia uma ciência paramédica para a saúde emocional


  A musicoterapia  utiliza a música e seus elementos constituintes, rítmo, melodia, e harmonia, além de movimentos, expressão corporal, dança e qualquer outra forma de comunicação não verbal, com objetivos terapêuticos. Se desenvolve em um processo  coordenado por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo. O objetivo primário da musicoterapia é possibilitar aos pacientes a realização de necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.


           O uso da música como método vem desde o início da história humana. Alguns dos primeiros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra dos filósofos gregos pré-socráticos. .A sistematização dos métodos utilizados hoje em dia só começou, no entanto após a Segunda Guerra Mundial, com pesquisas realizadas nos Estados Unidos. O primeiro Curso universitário de musicoterapia foi criado em 1944 na Michigan State University.

          Os musicoterapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes. Entre estes estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência  mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idoso. O trabalho musicoterápico pode ser desenvolvido dentro de equipes de saúde multidisciplinares, em conjunto com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores. Também pode ser um processo autônomo realizado em consultório.

        O musicoterapeuta , devido às habilidades necessárias à condução do processo terapêutico, precisa ter proficiência em diversos instrumentos musicais. Os mais usados são o violão, o teclado, o piano e instrumentos de percussão. Também faz parte da formação do musicoterapeuta o conhecimento da anatomia e fisiologia humana, psicologia, filosofia e noções de expressão artística em diversas formas.
Berenice Domiciano.Psicopedagoga e Musicoterapeuta Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário